sexta-feira, 26 de outubro de 2007

Conclusão do nosso trabalho

Este trabalho criou em nós o desejo de querer conhecer os rios de algum tempo atrás, mas é pena não haver nenhum rio limpo em Portugal. Nós não fazíamos a mínima ideia de todos os rios portugueses apresentavam início e excesso de poluição, o que nos deixou boquiaberta.
Ficamos espantadas pelo facto dos peixes mudarem de sexo, devido aos poluentes químicos.
Várias pessoas pensam que só as indústrias e a agriculta é que originam toda a poluição, quer no ar, na terra e mesmo no rios, mas isso é mentira, pois nós, pessoas, com o nosso lixo, químicos, etc. doméstico também poluímos e não é pouco, poluímos cerca de 12% a menos que as industrias, como observamos numa pesquisa na Internet.

Entrevista a duas pessoas

1. Como eram os rios antigamente?
As águas dos rios eram muito limpos, que até se podia beber da sua Água.

2. O que se podia fazer no rio?
Nós podíamos nadar à vontade, sem nos preocupar em obter quaisquer doenças. Fazíamos também piqueniques nas margens do rio, pescávamos e até existiam lavadouros, onde as mulheres lavavam as nossas roupas, nomeadamente a tua avó.

3. Gostavam dos rios tal como eram dantes?
Adorávamos, pois para nós o rio era uma área de lazer, onde nós convivíamos muito, tanto com a família como com os amigos. Para nós, o rio era muito melhor que a própria praia, mas isto quando os rios não estavam poluído como hoje.

4. Qual sua opinião sobre os rios de hoje?
Que são um autêntico esgoto, não se pode fazer praticamente nada.

5. E na vossa opinião, porquê que os rios estão poluídos?
Devido às más práticas das indústrias e à sua ganância.

6. O que acham que se pode fazer para tudo isto melhorar?
Deviam fiscalizar as indústrias para não despejarem os resíduos nos rios. Desenvolver a limpeza ao redor do rio. Chamarem as pessoas para serem parte interveniente na conservação dos rios.

Rio Dão

A barragem de Fagilde do Rio Dão para alem de ser uma área ainda pouco explorada serve para recolha de água para Viseu e Mangualde. Os sinais de poluição deste rio e da barragem de Fagilde têm vindo a aumentar claramente.
O Rio Dão chega a Mangualde poluído, mas a poluição aumenta após a barragem, onde foi proibida a sua utilização, pois são vários ribeiros do concelho que descarregam para a barragem em causa águas poluídas, sobretudo de esgotos não tratados e restos de material de algumas fábricas.Neste rio já morreram vários peixes, mas devido à poluição e ao cheiro, nenhum corvo se atreveu a tocar em nenhum peixe, o que demonstra que é um caso grave, pois estas aves normalmente enchem a barriga quando uma coisa destas acontece.

Rio Mondego

A Foz do Rio Mondego é bastante afectada por descargas industriais de líquidos ricos em nitratos, o que tem provocado uma profunda mudança ambiental, pois as plantas características das áreas estuarinas estão a ser substituídas por macroalgas mais tolerantes aos poluentes químicos, causando assim a morte de inúmeras espécies de animais. Estas consequências vão alterando a longo prazo o nosso ecossistema.

Rio Ceira

O Rio Ceira já apresenta problemas respeitantes ao tratamento de águas residuais e por vezes sucedem-se descargas de efluentes industriais, perto da Foz de Arouce, bem como a poluição provocada por fertilizantes agrícolas e pesticidas letais para a fauna aquática, provocados por viveiros industriais localizados nas margens do Ceira. Por isso, não é de estranhar que a água que se bebe em Miranda do Corvo, apresente, por vez, um sabor esquisito e que cheire mal, apresentando algumas vezes uma estranha coloração, que nem para cozinhar serve.

Para onde levam a água contaminada e que precaução poderá ser tomada?

“Antigamente os esgotos urbanos eram despejados em valetas, nas ruas, o que era bastante desagradável e prejudicial. Infelizmente, hoje em dia apenas se tem, praticamente, a preocupação em “escondê-los”, uma vez que estes se encontram em rios, no mar, em lixeiras, etc."

Poluição provocada pelo lançamento dos esgotos

A poluição provocada pelo lançamento dos esgotos domésticos nos rios contribui, para um esbanjamento de recursos que são vitais para o homem e para todos os seres existentes. Um exemplo dessa poluição, é o caso dos detritos hospitalares, ricos em nitratos, que são relativamente inofensivos nos campos, mas no corpo humano são capazes de provocar cancro do estômago, diminuindo a capacidade do sangue de distribuir o oxigénio pelo corpo provocando assim a asfixia, entre outras doenças. Estes detritos hospitalares são lançados negligentemente nos esgotos que ocorrem directamente para os rios, e logo de seguida para os mares.

As nossas águas

O facto das nossas águas estarem a serem contaminadas pelas actividades agrícolas, pela indústria e pelos detritos humanos atingem proporções assustadoras, uma vez que basta um grama de detergentes industriais para contaminar mil litros de água. E se pensarmos bem, a indústria transformou-se, actualmente, numa necessidade indispensável para produção de utensílios.
Toda esta produção arrasta grandes quantidades de metais pesados, radioactivos, arrastando consigo lixo para os cursos de água, contaminando assim a pureza da água, não só a existente à superfície como também a subterrânea, juntamente vai destruindo a fauna e a flora.

Poluição pela contaminação de lixos orgânicos

Os rios são poluídos pela contaminação de lixos orgânicos, incluindo as excreções humanas e dos animais, e resíduos agrícolas resultantes da decomposição das plantas, mas com o aumento da população e com o aparecimento da actividade industrial, a poluição dos rios e lagos não parou de aumentar.
Com tudo isto, a água tem vindo a ser um elemento cada vez mais escasso e de menor qualidade, à medida que a população, a agricultura e a industria se expandem, pois a Humanidade além de contaminar as nossas águas, utiliza-a como se fosse algo inesgotável, como se esta estivesse sempre pronta a ser consumida.

Rios poluídos